Dicas para quem irá fazer um ensaio fotográfico

1 – A preparação mental é a mais importante, por isso é a primeira da lista. Um estado de tranquilidade faz a diferença na hora de estar em frente à câmera. Músculos relaxados, principalmente os do rosto, denotam maior naturalidade. E, nenhuma pose pode transparecer desconforto. Tranquilidade, serenidade, prazer e alegria são os “mestres” nas fotos.

2. Cuidados da pele. Algumas marcas podem ser escondidas com maquiagem (cicatrizes, espinhas, machucados, olheiras, etc.). Não vá para a sessão de fotos pensando que depois é só usar “Photoshop” que tudo estará resolvido, porque embora façamos tratamento de imagem na pele, quão menos “manipuladas” as fotos, melhor será o resultado do Ensaio Fotográfico. Fotografias com tratamento excessivo ficam artificiais demais. Naturalidade é a palavra-chave.

Ainda dentro de cuidados com a pele, deve-se prestar atenção, no caso das mulheres, na depilação. Em alguns casos, dependendo do método que é utilizado, a pele fica irritada, avermelhada, e, em casos extremos, nem maquiagem ou pós-produção no computador irá “tapar”. Por isso, ao fazer depilação, utilize o método que menos agrida sua pele. Depilação definitiva é TUUUDO!

3 – Manicure – pedicure

4 – Sobrancelhas

5 – Trocas de roupas: O ideal é no MÁXIMO 3 trocas de roupas e 3 “saltos” – para as mulheres – devido à duração do ensaio. Acessórios – podem e devem abusar!

Se levarmos em conta a troca de roupa, a maquiagem apropriada para o visual, quanto mais tempo o ensaio levar, mais cansativo – tanto para a fotógrafa quanto para a fotografada (mente e criação a 1000!!!). A duração ideal de um Ensaio é de no máximo duas horas. Porque com até 1 hora, geralmente, a (o) modelo ainda não “relaxou” totalmente e com mais de 2 horas o cansaço torna-se evidente na musculatura facial e transparece nas fotos.

Cores das roupas: Cores que contrastem com sua pele e cabelos – cores que você é constantemente elogiada quando usa.

Para as Gestantes vale também: Batas transparentes e tops (assim como 1 brinquedinho ou plaquinha com nome do bebê, 1 roupinha e 1 sapatinho). Use e abuse também, de saias longas e pantalonas – ficam um charme!

6 – Durma bem na noite anterior e TENTE não ficar ansiosa(o)! Coma alimentos leves. Não marque o seu Ensaio um dia depois daquela festa que teria uma churrascada, ou após uma balada regada a bebidas alcoólicas. Em alguns casos, não há maquiagem (ou “Photoshop”) que esconda o fato de você não estar se sentindo bem ou estar cansada (o).

7 – Chegar com idéias de como quer o Ensaio sempre é bom. Algumas idéias de pose sempre ajudam. Procure no “Santo” Google, veja qual é o “conceito” de fotos que você gosta e mostre qual é o seu estilo, para que a partir daí possa ser feita a “criação” do Ensaio, tanto no estilo de roupas/acessórios a escolher, quanto ao “cenário” a ser usado.

8 – Siga as instruções. Fotógrafa, na maioria das vezes, já tem idéia de como a foto ficará antes mesmo do botão ser apertado. Se disser que determinada foto não será possível fazer, é porque sabe o motivo.

9 – Lembre-se: Fotógrafa que se preza, AMA criar! Então, que tal SEMPRE agendar os ensaios com uma boa antecedência, assim como escolherem juntas o local do Ensaio, Cenários e Figurino? Também, no dia vale não escolher muitos locais para serem fotografados, porque a pressa é inimiga da perfeição (existe luz solar correta para cada ensaios externos), e o que sua fotógrafa mais quer, é elevar o perfeito! Muita calma nessa hora!

Depois disso tudo, é só deixar as fotos rolarem… e surpreender-se com o resultado final.