Fotografia Boudoir – Como diferenciar o sensual do vulgar?
Quando se trata de fotografia, é muito importante distinguir – conceitualmente e na prática – o que é sensual e o que é vulgar. A sensualidade não está no corpo considerado ‘perfeito’, nem na quantidade de pele que é mostrada, ou muito menos na insinuação sexual.
Ela pode ser despertada na atitude corporal, gestos, olhares, na forma de se expressar, tanto física quanto verbalmente, enfim, em uma série de artifícios. Já a vulgaridade se aproxima do fútil e trivial, é uma forma mais agressiva de expressão, sem elegância, podendo ser uma mera provocação desprovida de um propósito artístico, no caso da fotografia.
Busca por um novo olhar
Geralmente, as mulheres que fazem ensaios sensuais, como os boudoir, por exemplo, estão em busca de aumentar a autoestima através de um novo olhar sobre si mesmas, uma captação diferenciada, até mesmo poética, de suas silhuetas.
No entanto, é comum, principalmente em ensaios femininos, os registros se tornarem uma simples captação vulgar da nudez ou seminudez, sem preocupação técnica ou artística e sem pensar efetivamente na beleza, transmitindo a imagem da mulher apenas como um corpo, como um objeto sexual.
Distorção da fotografia sensual
Isso acontece quando o profissional de fotografia tem um conceito distorcido do que é a fotografia sensual, e acaba dando um direcionamento mais erótico e explícito, para o que poderia ser envolvente, belo e sedutor.
Para evitar que isso aconteça, é importante conhecer o trabalho do profissional com o qual você pretende fazer suas fotos e ter certeza de que você se identifica com a estética dele. Além disso, ter certeza de que é uma pessoa de confiança que vai te tratar com respeito e profissionalismo.
O fotógrafo dá o ‘tom’ ao ensaio
O ensaio sensual não tem regras. A mulher pode estar produzida, ou sem maquiagem, com roupas provocantes ou normais, no estúdio ou em casa, mostrando partes do corpo ou apenas insinuando. O que dá o ‘tom’ de sensualidade é, em grande parte o direcionamento do fotógrafo e a forma como ele capta as imagens e consegue extrair a essência de cada mulher através de um olhar sensível e artístico.
Liberdade e identidade
No caso da modelo, o importante é estar à vontade. Já o fotógrafo, deve garantir que a identidade e a personalidade dela estejam sendo respeitadas, assim como seus limites e expectativas em relação ao trabalho.
Artigos relacionados
Fotografia de família: Aproveite o fim de ano para colecionar boas memórias
2020 foi um ano atípico que trouxe muitas mudanças e fez com que todas as pessoas repensassem diversas questões,...
O bom equipamento não faz um fotógrafo
A câmera fotográfica não faz nenhuma diferença. Qualquer uma delas pode gravar o que você está vendo. A parte...
Ensaio fotográfico infantil. O que os pais devem e o que não devem fazer?
A infância é uma das melhores fases da vida e merece ser registrada em um ensaio fotográfico com muito carinho e,...