Motivos para ter suas fotos impressas
Algumas vezes, quando envio um orçamento, recebo uma resposta perguntando “E se eu não quiser o álbum, quanto fica?”. Entendo que muitas vezes o orçamento está apertado e a gente quer cortar aquilo que acha supérfluo para o momento. O grande dilema é que o álbum não pode ser considerado um supérfluo. E meu papel é tentar mostrar ao cliente o quão importante são as fotos no papel, sem parecer que só quero forçar uma venda.
Mas a fotografia digital não é um avanço da tecnologia? Por que se prender a algo tão ultrapassado como a foto em papel? Por que as fotos impressas são importantes? O arquivo digital não é melhor, já que posso fazer quantas cópias eu desejar? O que eu perco em manter as fotos somente no computador?
1 – Pode ser que você não entenda de impressão
O primeiro ponto importante é que quando nós, fotógrafos, entregamos um álbum ou fotos impressas a um cliente, temos a garantia de que nossas fotos serão exatamente aquilo que nós gostaríamos que fosse. Nós temos todo o trabalho de buscar empresas que consigam colocar no papel exatamente aquilo que nossas lentes captaram. Fazemos todo o ajuste de cores e assim buscamos que as suas fotos impressas tenham as cores, a tonalidade e o contraste que melhor encontramos para expressar aqueles momentos que retratamos.
2 – Ver fotos no computador é tão emocionante quanto assistir um frango assando
Não sei se já aconteceu com vocês, mas certa vez eu e meu esposo voltamos de uma viagem, depois de uma semana de nossa primeira vez viajando sozinhos chamamos a família para ver as fotos. Ligamos o computador e começamos a mostrar nossas 5 mil fotos. Claro que muitas eram parecidíssimas, mas já que “não estavam ocupando espaço”, pra quê apagar, não é mesmo?
Eles só queriam entender a viagem. Olhar para aquelas peças de um quebra cabeça e tentar imaginar como seria estar no nosso lugar e vivenciar aquilo que nós presenciamos. Mas ninguém monta um quebra cabeça de 5 mil peças em algumas horas e tudo o que consegui foi ficar entediada, perder a paciência e não chegar até as fotos do terceiro dia de viagem.
Por mais que eu tenha trabalhado por mais de 7 anos na área de TI, não consigo encarar com naturalidade a proporção de nossas vidas que mantemos somente nas telinhas. São namoros virtuais, amizades que só existem no whatsapp e o melhor recorte da nossa vida sendo exibido nas redes sociais.
Não queira isso para suas memórias! Materialize as suas melhores experiências e tenha a surpresa de receber um álbum e olhar cada detalhe.
3 – Você não vai poder reunir a família para contar histórias em torno do álbum
Se você tem os mesmos 30 anos que eu ou alguns a mais, possivelmente já revirou algum álbum de fotografias antigo e encontrou fotos que te fizeram relembrar de momentos do passado. Ou talvez você tenha tido a experiência de contar a história de uma foto a um filho ou de ouvir uma de seus pais ou avós. Como é bom!
Eu não quero que, quando eu morrer, minha filha tenha que ligar um computador e vasculhar meus arquivos para ter acesso às memórias de sua infância. Quero que nossos álbuns de família estejam acessíveis na sala e sejam tratadas como uma herança, que possam trazer a tona momentos emocionantes e divertidos do passado.
4 – Computadores e mídias são quase humanos – eles falham
Eu não sei vocês, mas eu conheço um monte de gente que já perdeu fotos e muitos outros arquivos porque o computador pifou sem aviso prévio ou porque o celular foi roubado. São memórias perdidas que nunca poderão ser recuperadas.
Já imaginou perder as fotos do nascimento do seu filho porque o CD não abre mais, o HD externo queimou e seus arquivos no computador foram destruídos por um vírus? Pois imagine.
5 – Você não vai imprimir as fotos depois
Então você acha que vai montar um álbum assim que puder/tiver tempo/tiver dinheiro/me mudar/acabar a reforma? Eu, que sou fotógrafa e tenho a plena consciência da importância da fotografia em papel, ainda tenho um monte de álbuns de família para tirar do HD. Imagina quem ainda não tem certeza dessa necessidade? Desculpa te dizer, mas não vai.
Primeiro você vai tentar escolher quais as fotos você vai imprimir. Vai tentar encontrar o tempo ou a disposição para fazer isso, mas a rotina geralmente leva a melhor e essas coisas acabam ficando para trás.
Conclusão
Se suas fotos não foram tiradas com a mera intenção de competir nas redes sociais, não deixe os melhores momentos de sua família ficarem perdidos no fundo de um HD. A fotografia ajudará seus filhos e netos a entenderem as gerações passadas e assim compreenderem a sua história. Seu fotógrafo saberá como eternizar esses instantes tão especiais da melhor forma, para que possam ser revividos posteriormente.
[…] Material para álbum: Quando tudo passar, você terá registrado como foi sua vida durante esse período e ainda terá material suficiente para criar mandar fazer um belo álbum de fotografia. […]