
A fotografia sensual – cuja expressividade está mais no que se sugere do que naquilo que, efetivamente, revela – tem se mostrado um seguimento promissor. Não importa a idade, não importa se casadas ou solteiras, mulheres dos mais variados perfis estão cada vez mais receptiva a um ensaio fotográfico numa linha mais ousada.
“Boudoir” é uma palavra de origem francesa que significa “quarto de vestir” e foi muito usada durante o século XIX e início do século XX. Trata-se de uma área íntima do quarto feminino onde as mulheres se vestiam, maquiavam e perfumavam depois do banho em um momento de intimidade. E é essa atmosfera que tentamos reproduzir no ensaio boudoir, cujo estilo busca retratar com delicadeza a beleza e a intimidade feminina, geralmente sem nudez explícita, mas sim sugerida.
Na esteira desse interesse, surgiu o “boudoir”. Sua diferença para o ensaio sensual clássico está principalmente na aura romântica que o envolve. Algumas pessoas rotulam o ensaio boudoir como sendo o ensaio sensual de noivas, mas não é bem assim. Na realidade, o boudoir seria o ensaio sensual de uma forma mais romântica, com certo ar ‘vintage’, dando muita ênfase aos detalhes e não necessariamente ao corpo. De fato, as noivas se encantam muito com a possibilidade de ter esse ensaio e presentear o futuro marido com uma revista onde ela é a capa e todo o conteúdo interno, por conta dessa possibilidade, as noivas costumam abraçar mais facilmente a ideia, embora ainda pouco explorado por aqui, o boudoir está em alta.
Para que um ensaio fotográfico boudoir não perca a mesma essência de sua proposta, o local das fotos deve ser íntimo e acolhedor para que a modelo se sinta a vontade. Sim, é necessário que a modelo se sinta relaxada para que as fotos saiam o mais natural possível. Valorizar os pontos fortes de cada mulher e dar um enfoque menor nos ângulos menos favoráveis, e escolher a iluminação condizente com a mensagem que se deseja transmitir. Na maioria dos casos, iluminação natural.
Muitas gestantes têm aderido ao conceito de um ensaio sensual. Algumas pessoas têm a ideia errada de que a gestação deixa a mulher menos sensual. Por conta disso, muitas grávidas têm optado por esse tipo de fotografia, a fim de continuarem se sentindo lindas e poderosas nessa nova etapa de suas vidas.
E você? Já realizou um ensaio boudoir antes? Se não, destacamos alguns motivos para incentivar a você a olhar o ensaio boudoir com bons olhos.
Veja também...

3 Motivos pra fazer um ensaio boudoir
Nos últimos anos, a emancipação feminina em diversas áreas e a valorização da beleza em suas diferentes formas vem aumentando cada vez mais a procura por ensaios femininos. Na área de fotografia de casamento, criou-se uma categoria especial para esse tipo de ensaio: o Boudoir. A palavra, de origem francesa, significa o quarto ou uma sala de estar privativa feminina. Esse tipo de ensaio leva...
Fotografia Boudoir – Como diferenciar o sensual do vulgar?
Quando se trata de fotografia, é muito importante distinguir – conceitualmente e na prática – o que é sensual e o que é vulgar. A sensualidade não está no corpo considerado ‘perfeito’, nem na quantidade de pele que é mostrada, ou muito menos na insinuação sexual.Ela pode ser despertada na atitude corporal, gestos, olhares, na forma de se expressar, tanto física quanto verbalmente, enfim, em...
Você precisa fazer login para comentar.